sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ribeirão Preto não quer gente séria!

Da Série "O QUE PENSO SOBRE":

Ribeirão Preto não quer gente séria!

Definivamente minha cidade não quer que sejamos sérios e tenhamos uma postura correta.

Vejam o que me aconteceu:

Devido a encanamentos antigos ou mal feitos, enfrentei recentemente um vazamento de água na rede interna de minha residencia, num bairro de Ribeirão. Depois de idas e vindas, consegui um encanador que, com bastante afinco reparou os vazamentos e trocou uma valvula de descarga. Neste período minhas contas de água mais que duplicaram de valor, mas, como sempre fui cumpridor de meus deveres de cidadão, mantive os pagamentos em dia.

O senhor encanador me informou que levando uma declaração dêle juntamente às cópias das contas com os elevados valores ao departamento municipal que cuida da água em nossa cidade (DAERP, o seu nome), êles abririam um processo e me ressarciriam os valores pagos a maior, em relação à média do meu consumo de água e uso da rede de esgotos.

Fui recebido no tal Departamento, a funcionária verificou e analisou meus papéis e perguntou o que eu pretendia. Após ouvir minha intenção, abriu um sorriso e me disse:

- Como o senhor quitou estas quatro contas de água em dia eu não posso fazer nada.
- Como assim? disse-lhe eu.
- É que só posso abrir o "processo" para aquêles que não pagam as contas com valores abusivos como o seu.

Não entendi, quer dizer que se formos corretos, não temos direito?
Mas, é assim que funciona: Se eu tivesse, ainda que não necessitasse, atrazado ou não efetuado os pagamentos, seria de pronto favorecido, ela abriria o tal "processo", mas, como fui cumpridor dos meus deveres, não tive direito de pleitear ressarcimento dos valores absurdos lançados nas minhas contas.

Aliás, fosse eu um dos que alegam não ter condição de pagamento, teria direito a "tarifa social" ou coisa que valha.
Como fui correto e honesto, azar o meu...
Na minha cidade, muito mais que em qualquer outro lugar, ser honesto, é ser idiota!

Eli dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário