quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Minha Atividade de Tutor no EAD

Da Série "O QUE PENSO SOBRE":



Minha Atividade de Tutor no Ensino A Distância.
                                                                                                       

Desempenhando minhas atividades de tutoria na Universidade em que trabalho, já tive a oportunidade de comentar nos Fóruns do Moodle que o tutor deve desempenhar suas funções como um “professor” dentro da sala da aula.

Ainda que não tenha nenhuma responsabilidade pelo conteúdo programático e/ou acadêmico do curso, tenho que cuidar da motivação dos alunos, do andamento adequado das aulas, visto que sou a “única presença física” da Universidade atuando junto aos alunos no Pólo durante as tele-aulas e aulas-atividades.

Devo cuidar da disciplina, orientação dos alunos, estar informado antecipadamente dos planejamentos semanais, das atividades propostas, da orientação nas buscas de textos e leituras sugeridas, enfim, ser o “professor” local nas atividades em salas de aulas, além é claro das rotinas específicas de listas de presenças, provas, operação dos equipamentos de informática, satélites de recepção de tele-aulas, distribuição de guias de estudos, apostilas e materiais, ocupar-me com a participação nos Chat’s e Fóruns durante as tele-aulas e aulas atividades nos laboratórios de informática, entre outras responsabilidades.

Eu considero que minha atividade, respeitada a da autoria do curso, seja tão importante quanto a do professor temático que elaborou o conteúdo acadêmico do curso, pois, sou eu quem “sustenta” o interesse e o relacionamento do aluno com sua graduação e, por extensão, com a Universidade.
Se o mesmo não estiver motivado e não ser estimulado a manter seu entusiasmo pelo curso, ele poderá facilmente desistir de seguir em frente. Vejam que ainda assim a evasão, ainda que pequena, tem preocupado as instituições de ensino a distância.

Como já disse, considero a atividade do tutor na sala de aula muito importante. Mas vejo que não sou só eu. Leiam o que dizem, no artigo acessado em 25/03/2009, os Professores Diva Maria Flemming, Doutora, Elisa Flemming Luz, Msc. e Renato André Luz, Mestrando, no endereço  http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?:

“Além das questões de domínio da tecnologia, não se pode descuidar do aspecto principal do trabalho da tutoria que é o atendimento ao aluno. Para isso, o tutor deve possuir um bom nível de tratamento, ser educado e cortês. Um bom tratamento pode determinar a conquista e manutenção de um cliente. Através de um atendimento adequado e educado, o aluno tende a se motivar e se interessar mais pelo curso, sendo então conquistado. No atual mundo competitivo em que a sociedade se encontra, conquistar clientes, garantindo a fidelidade de suas próximas aquisições é um ponto importantíssimo para o êxito das organizações; e o trabalho do tutor deve trazer esse diferencial para a instituição.”

Minha atividade exige ainda, para uma operação adequada, conhecimentos de hardware e software, domínio da plataforma Moodle, do AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem, do Elluminate, e, é claro, um perfeito entrosamento com as ferramentas da web, além da necessidade de conhecimentos acadêmicos que propicie dar suporte aos alunos do seu Pólo, ainda que não deva assumir nenhuma responsabilidade de conteúdo do curso que está sendo ministrado, pois, esta é de competência exclusiva do professor temático, responsável pela cadeira.

Veja, na Educação a Distância, o aluno tem seu primeiro contato com o tutor, sendo este quem tira suas dúvidas, quem o orienta, quem está sempre a seu lado. E eu pergunto: quem faz isso não é um Educador?

Na minha sala de aula de EAD, a Universidade é representada pela minha figura, visto ser eu a única presença física que materializa a sua formação na graduação que ele, aluno, escolheu. Sou eu quem o acolhe, o orienta, e o ensina a adquirir autonomia e disciplina que são os requisitos indispensáveis para sua formação.

Assim, esta minha postura em nada difere do educador universitário, que junto comigo, com coerência e competência, contribuímos com os alunos e aprendemos com eles.

Eli dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário