segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O QUE A RAIVA PODE ACARRETAR? VEJA A SEGUIR.

Da Série "O QUE PENSO SOBRE":


O QUE A RAIVA PODE ACARRETAR? VEJA A SEGUIR.



Quantas vezes, devido problemas decorrentes de relacionamentos, passamos a enfrentar situações de stress no trato com colegas de trabalho, que evoluem ao ponto de criarem embaraços que vão evoluindo até causar explosões de raiva e os consequentes constrangimentos.

Diversos são os autores que teem se debruçado neste assunto, buscando alternativas de eliminar ou amenizar problemas de relacionamentos nas empresas. Ricardo Piovan, que cito logo a seguir, tratou com propriedade esta ocorrência, até certo ponto comum em algumas corporações.

Evidentemente raiva todos podemos sentir, entretanto, o nosso modo de reagir na sua ocorrência, é que vai mostrar nossa diferença em relação aos que não convivem bem nestas situações de stress.

O comportamento neste momento irá diminuir, contornar ou resolver a situação, entretanto, um posicionamento de forma explosiva e descontrolada, naturalmente, irá aumentar e complicar ainda mais o problema e o desgaste daí advindo.

Uma boa dica é conversar tranqüila e pausadamente sobre o problema, e de forma educada e adulta resolver a situação. Esta postura trará à sua mão as rédeas e você poderá “capitalizar os lucros” desta operação vitoriosa.

Vamos, então, ver o artigo a que me referi acima:

“Raiva no Trabalho – Utilize com Inteligência Emocional

                                                                                                          Autor: Ricardo Piovan

Imagine o seguinte acontecimento: Um colega de trabalho não concorda como você está conduzindo determinada tarefa ou projeto e envia um e-mail para você discordando de forma agressiva com cópia para o departamento todo, incluindo o seu gerente e o diretor. Quem ainda não passou por esta situação?
Após a leitura deste e-mail provavelmente você fica com muita raiva, este sentimento que nos acompanha desde o tempo das cavernas, mas que ainda é muito acionado nos dias de hoje.
Lembre-se que a  raiva possui dois lados, o negativo e o positivo e você pode escolher qual deles utilizar.
O lado negativo da raiva é exatamente o embate com um forte desejo de vingança e provavelmente você irá clicar no botão “Responder a Todos” e iniciar uma discussão entre você e seu interlocutor. Acredite caro leitor, nesta ação não está a tal da inteligência emocional. Provavelmente serão trocadas réplicas e tréplicas deste e-mail e a energia de ambos será utilizada de forma errada sem foco na solução do problema. Infelizmente existe na nossa cultura a crença de que aquele que fala mais alto é o ganhador da discussão, mas a inteligência emocional demonstra que as coisas não são bem assim.
O lado positivo da raiva é saber canalizar esta energia para a solução do problema e não para a discussão insana do problema. Uma forma simples e assertiva para resolver este processo é simplesmente responder ao seu colega de trabalho, com cópia para todos, que discorda de algumas observações destacadas no e-mail e que irá procurá-lo pessoalmente ou por telefone para resolverem tal assunto e posteriormente informará  aos demais as tomadas de decisões.
Pronto, aí está a assertividade, energia no local correto, na solução e não no aumento do problema. Tenha certeza que os outros colegas e seus superiores perceberão que a postura que você tomou é assertiva e focada na resolução da adversidade.
Provavelmente você está pensando agora: “mas Ricardo, eu não agüento, o impulso da resposta agressiva é automático”. Concordo com você, mas a inteligência emocional está em você conter este momento,  talvez contanto até dez, ou mesmo até cem dependendo do caso. Já discutimos num artigo anterior sobre o seqüestro da amídala (veja no seguinte link http://portalfox.com.br/blog/?p=4) e com certeza neste momento de fúria a sua amídala está dando ordens emocionais a você, e quando você dá um tempo para reflexão o córtex pré-frontal entra em ação tornando-o mais racional e conseqüentemente assertivo.
Outra dica valiosa para este processo é você verbalizar com tranqüilidade a este parceiro de trabalho de que as coisas não precisariam chegar a este nível e que ele poderia tê-lo procurado com o problema para juntos encontrarem uma solução. Este feedback pode impedir que outros acontecimentos do mesmo formato se repitam no futuro.
A inteligência emocional não está em não sentir raiva, pois o normal é sentí-la, a inteligência emocional está em como canalizar a raiva, causando mais problemas ou como energia para a solução dos problemas.
Abraços
Ricardo Piovan
Palestrante e Coach Organizacional


Vejam, o Ricardo nos mostra que aqui também encontramos dois lados de um mesmo problema.

Eu, particularmente, recomendo a seguinte posição em face de problemas de relacionamento nas empresas: mude de lado na mesa!
Experimente adotar esta técnica. Para poder analisar com isenção o lado do seu “oponente”, levante da poltrona de sua escrivaninha, e sente-se na cadeira dele. Só aí você começará a assumir que o problema tem outro lado. Pense como se estivesse no lugar dele. Com certeza você irá entender que o outro lado também tem suas razões no problema.
Você estará então começando a resolver o stress do problema.

Eu particularmente tenho adotado esta postura vitoriosa em meus momentos de resolução de situações de stress, eu me levaria à raiva não fosse minha forma de agir diferenciada.
Claro que como todo mundo, humano que sou, chego a ficar à beira de situação perigosa, mas não chego a permitir o descontrole e seus problemas inevitáveis.

Afinal, como diz com propriedade Ricardo Piovan:
            - O lado positivo da raiva é saber canalizar esta energia para a solução do problema e não para a discussão insana do problema.

Faça como eu que, que como já disse, tenho adotado uma postura vitoriosa em momentos críticos e tenho conseguido seguir avante sem complicações maiores.

Boa resolução de problemas!

Um abraço,

Eli dos Reis

2 comentários:

  1. Eu digo: É ocioso pensar sobre o justo e o injusto, o certo e o errado, e os feitos passados. O util é analizar, e se possivel extrair uma lição para o futuro. Creio que isto posto tem haver tambem com o comentario acima. É como tambem adoçar um cafezinho por exemplo; se em dois copos de 50 ml com cafe e em um deles colocarmos um kilo de açúcar e noutro apenas uma minúscula pedrinha de açúcar, com certeza será intragável um gole, pois tudo na vida tem a dosagem certa.

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  2. Não sei se o comentario anterior tenha sido oportuno, porem minha colocação e intuito de vida é essa, tudo na medida certa, e como voce disse, eu em todas as situações adversas, primeiro me coloco no lugar do suposto adversario, não como se dizem "se eu fosse voce", pois se eu fosse o fulano estaria fazendo o mesmo, mas me colocando realmente no lugar dele, dai então tenha uma situação de analize para depois chegar a um consenso e que seja viavel aos dois, tres e assim por diante,...

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