quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Você, o Presente!





Lendo um artigo de Julie Ackerman Link ao qual ela dera o nome de “O Presente”, fui levado a pensar em como seríamos sendo um presente à pessoa, ou pessoas, com quem nos relacionamos e temos envolvimento. Ela falava justamente no desafio que recebera em pensar de maneira diferente a vinda de Cristo ao meio dos homens. Logicamente poderão ser levados a esse pensamento aqueles que como nós O consideramos como um homem especial, aos outros pouca ou nenhuma diferença fará. Na reflexão fora levada a pensar n’Ele como sendo o presente que deu a seu Pai.

Quantas vezes pensamos nisso? Eu sou o Presente ideal e bom àqueles com quem convivo? Tenho satisfeito as suas expectativas? Ou sou aquele presente que as pessoas recebem, mas, na realidade são presentes que satisfazem a quem dá o presente? Um presente que às vezes é mais um recado que um presente?

É assim que normalmente agimos no nosso dia-a-dia: na maioria das vezes somos o centro das coisas, quando na realidade, todos, deveríamos agir como sendo apenas mais um do todo, e não o centro do todo. Pensamos e falamos não para satisfazer os outros, mas para nos satisfazer, querendo dar a impressão de que é para o terceiro ou terceiros, que agimos da forma com que fazemos as coisas.

Olhe à sua volta. Veja todas as posturas de todos que nos cercam. Normalmente todos agem assim, e os que não fazem assim, no mundo atual, muitas das vezes são considerados os chatos, arrogantes e por aí vai. Somente por que são diferentes. Seja a diferença boa ou má, não importa: não é como a maioria, é desconsiderado.

Claro que em algumas vezes os que pensamos assim, estamos certos na nossa consideração de este “diferente” ser exemplo de erva daninha, mas em grande parte das ocasiões estamos enganados em considerar o diferente como errado.

Nessas considerações temos exemplos de grande peso para um povo inteiro. Imagine um presidente que chega à grande população como sendo “O Presente”, como aquela pessoa ideal que vem para, com base na honestidade e correição, resolver os problemas de todos os que votaram nele. No decorrer dos tempos mostra a todos que o presente apenas pensava nele, na sua família e na sua comitiva.

Um presente de Grego, conforme o ditame popular.

Claro meu exemplo, foi muito impactante, mas cá mais embaixo, como temos sido com os que nos rodeiam?

Eu, especificamente: Tenho sido um bom presente?

Quem me recebe, está satisfeito comigo? Realmente atendi às expectativas do presenteado?

Ou estou novamente empacotado, colocado naquele cantinho, aguardando a oportunidade de ser trocado por outro que atenda aos anseios de quem me recebeu?

Pensemos nisso, afinal estamos em época de Natal.

Feliz Natal a todos!



Eli dos Reis





PS: Feliz Natal sim, porque essa história de fim de mundo é mais uma historinha de quem anda vivendo sem ter em que ou em quem acreditar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário