terça-feira, 27 de agosto de 2013

Plágio: O que é e como evitá-lo na Educação á Distância




Na atualidade nos estudos acadêmicos de uma forma geral os alunos são convidados e incentivados a desenvolverem projetos e a elaborarem conceitos, utilizando-se para tanto de inúmeras formas de pesquisas. Via de regra na realização de seus textos cedem ao ímpeto de utilizarem materiais de outros autores sem o devido cuidado de creditarem a estes as ideias e os materiais intelectuais que usaram na composição de suas criações.

A essa prática denomina-se plágio, e o uso deste artifício, faz incorrer aquele que assim procede em crime de apropriação indébita, ou uso de direitos de terceiros de forma ilegal.

Segundo a cartilha “Nem tudo que parece é: entenda o que é Plágio”, de autoria da Comissão de Avaliação de Casos de Autoria (biênio 2008-2010), do Departamento de Comunicação Social - Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense, disponível em http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf, acessado em 22/06/2013, 22h10min, o plágio está assim definido:

“O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.”

Na Educação a Distância não é diferente a preocupação dos educadores, em alguns casos são até maiores, com as possibilidades de ocorrência destes fatos, uma vez que os alunos ficam mais suscetíveis a estes episódios visto estarem ao largo, um pouco distantes das vistas dos professores.

Vários são os autores que discorrem sobre estas preocupações e diversos outros, elaboram teorias sobre as formas de minimizarem essas ocorrências. Uma das formas de se conseguir mais eficiência na sua redução é a conscientização e esclarecimento das implicações relativas à sua pratica.
       
       Autores há que acham que a melhor forma de evitá-los é difundir-se o uso de códigos de ética e abordagem do assunto nos sites das Universidades, como duas formas bastante eficientes. Sobre isso, vejamos o que nos diz o Prof. Ms. Marcelo Krokoscz no artigo "PONDERAÇÕES E DICAS PARA SE EVITAR O PLÁGIO", disponível no endereço: http://www.fecap.br/portal09/arquivos/ponderacoes_plagio.pdf, acessado em 22/06/2013, 22h52min:

“Algumas propostas de enfrentamento do plágio no meio acadêmico são: o emprego de esforços das instituições de ensino na adoção de políticas relacionadas ao assunto, bem como a criação de conteúdos e estratégias acadêmicas para a mitigação desse problema, tais como: adoção de Códigos de Ética, apresentação de conteúdo relacionado ao plágio nas home page das universidades brasileiras, integração do estudo sobre escrita acadêmica e plágio em matéria específica da grade dos cursos superiores (KROKOSCZ, 2011). Observação: o conhecimento sobre o assunto obtido nesse estudo foi empregado na construção do website www.plagio.net.br”.

         Como em tudo, também aqui a informação é o melhor caminho. Assim a busca pela a redução destas incidências passa pelo esclarecimento, e por extensão, pelo fornecimento de subsídios ao correto procedimento na elaboração dos textos e na criação de material intelectual pelos alunos das instituições de ensino superior.





 Eli dos Reis,
 de Ribeirão Preto.




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