sábado, 23 de fevereiro de 2013

MINHA EXPERIENCIA NUMA UNIDADE DA PREVIDÊNCIA Parte 1




Cheguei para o atendimento agendado para as 11h15m, um pouco antes, às 10h45m.

Na entrada o atendente disse que somente poderia dar-me a senha para o atendimento com apenas 05 minutos de tempo antes do horário agendado.

Naquele momento, estavam sendo atendidos, uma senhora para verificação de auxilio, natalidade, não tenho certeza, e outras duas senhoras acompanhadas de uma criança para tratarem de auxílio reclusão.

A última senha atendida no momento de minha chegada fora a de número 0018, cujo número era ainda exibido no mostrador luminoso.

Enquanto eu aguardava chegou mais uma pessoa sem agendamento para ser atendida (um senhor que queria saber de seus empréstimos consignados realizados, pois, não sabia: se o que devia estava em ordem, e o que devia, e o montante que tinha sob sua responsabilidade). Recebeu a senha 0019.

Neste momento reclamei, dizendo não concordar, pois, com horário marcado era obrigado a aguardar pelo atendimento e pessoas sem agendamento são atendidas imediatamente no momento em que chegam à unidade.

Disseram-me:

- Mas o senhor tem horário marcado!

Ato contínuo chegam mais pessoas para atendimento sem agendamento prévio, que recebem imediatamente uma senha e são orientados a tomarem assento por um momento, pois, seriam atendidos em breve. Aquele senhor da senha 0019, neste momento já estava sendo atendido e informado da situação de seus três empréstimos consignados de 60 parcelas cada e do quarto empréstimo consignado de 36 parcelas.

Nessa hora dirigi o olhar (imaginem meu rosto de indignação) ao recepcionista, que, de imediato veio até mim e trouxe-me uma senha de número 0020!  Eram exatamente 11h03m. Acho que os 05 minutos de tempo até o horário pré-marcado foi antecipado devido minha indignação.

Sentei-me com minha senha. O marcador de senhas sendo chamadas continuava marcando o número 0018, os dois atendimentos do momento de minha chegada tinham se encerrado e o senhor da senha 0019 estava, ainda, em atendimento.

Os atendentes, menos a senhora ocupada neste atendimento da senha 0019, tinham se retirado para ambientes internos da unidade.

Outra atendente que esteve ausente por uns momentos retorna à sua mesa e chama o próximo atendimento em alta voz (e não pelo marcador de senhas que ainda marcava o número 0018):

 - Senha 0021!

Só para recordar: a senha que me foi dada era o número 0020. Outra vez não entendi como lá funcionavam as coisas.

O pessoal da senha 0021, que foram muito bem atendidos, com todas as explicações e explanações sobre todos os seus direitos, foram uma senhora acompanhada de um senhor para tratarem, também, de um auxílio reclusão relativo a outro filho daquela senhora. Para esse atendimento foram envolvidos três funcionários: a atendente que iniciou os procedimentos, outra atendente (aquela que se encontrava nas dependências internas) e o atendente que posteriormente iria me atender. Todos tentando localizar no sistema da Previdência os indícios de eventuais agendamentos de atendimentos ou de marcação de horário pelo número 135. O que se viu ali foi que não só a senhora tinha tentado agendamentos, mas também o seu acompanhante e outra filha que no atendimento atual não pode comparecer.
Depois, iniciou-se a procura de um documento emitido por um Juiz relativo  a um neto da senhora, pois, nem sei qual procedimento seria somente mediante esta autorização que ninguém da família e atendentes estavam encontrando ali.

Não entendendo o porque da demora de meu atendimento, olhei para o recepcionista e externei minha indignação:

- É o cúmulo, todos sem agendamento são atendidos prioritariamente em relação a quem possua atendimento pré-marcado. As pessoas que, passando pela portaria da unidade, resolverem entrar para alguma informação, são de imediato atendidas. Não pode ser uma coisa dessas!

Não me responderam, apenas conversaram entre si (o recepcionista e o segurança na porta de entrada), falando deste tipo de comentários idênticos aos meus que, acho, sempre ocorrem quando ali chegam pessoas com agendamentos pré-marcados.

Após conversarem, o recepcionista entrega outra senha a dois senhores que, sem agendamento prévio, seriam atendidos logo após a senha 0021. Torci para que o fossem depois de mim, pelo menos...

Ainda sentado, aguardando, comecei a pensar que reclamar do atendimento, dependendo da forma em que se apresente a indignação, poderia até causar problemas com as outras pessoas em atendimento, que poderiam não gostar da reclamação, imaginando estarem sendo o motivo da reclamação.

Nem tinha acabado de reclamar e o outro atendente retorna do interior da unidade e chama meu número:

- Senha 0020!

Eu nem imaginava, mas estava apenas começando o meu infortúnio!

Bom sábado a todos.



ELI DOS REIS



Continua no próximo post...






NOTA:



Auxílio-reclusão
O auxílio-reclusão é um benefício devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão, durante o período em que estiver preso sob regime fechado ou semiaberto. Não cabe concessão de auxílio-reclusão aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto.
Equipara-se à condição de recolhido à prisão a situação do segurado com idade entre 16 e  18 anos que tenha sido internado em estabelecimento educacional ou congênere, sob custódia do Juizado de Infância e da Juventude.
Fonte: http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22


Nenhum comentário:

Postar um comentário