Da Série "O QUE PENSO SOBRE":
Os Funcionários que pedem a conta aos chefes!
Quando fazia pesquisas para o tema que dá nome a este artigo, tive a oportunidade de deparar-me com o texto a seguir de autoria de Ricardo Piovan, que ele chamou de “Porque os funcionários se demitem?”, acessado em 28 de julho de 2010 às 22h14min, no site www.ricardopiovan.com.br. Eu pensava sobre o fato de existirem muitas demissões voluntárias em uma empresa onde desempenhava a consultoria de vendas, e considerava como causa primordial o que Piovan comentava em seu artigo. Parecia que enquanto eu pensava, ele escrevia o que “rolava” pela minha mente.
Vejamos, então, suas Palavras:
“ Desde que comecei a ministrar treinamentos de liderança nas empresas, venho observando que a maioria das pessoas demite-se de seus chefes e não da organização em que trabalham. Tal observação é validada pela pesquisa do Instituto Gallup que demonstra que 66% dos funcionários se demitem dos seus chefes e não da corporação que as contratou.
O fato é que muitos gestores desmotivam profundamente seus funcionários. Como disse Eugênio Mussak em um curso que participei: a motivação humana está ligada a dois fatores básicos - obter prazer e evitar sofrimento. Se um líder faz sua equipe sofrer com atitudes autoritárias e rudes, as pessoas se demitem para evitar o sofrimento – ou melhor, demitem o chefe TÓXICO de suas vidas.
Mas quais atitudes do líder levam a essa reação tão drástica dos colaboradores? Recorro agora ao Livro de Ouro da Liderança de John Maxell, onde são apontados quatro fatores que levam as pessoas a desistirem de seus chefes:
1. As pessoas desistem de quem as desvaloriza
Há chefes que parecem incapazes de elogiar os colaboradores por um trabalho bem feito, negando-lhes o prazer de serem reconhecidos. Pergunto a você LÍDER: Você sente prazer quando o seu chefe lhe reconhece por um trabalho bem feito? Não tenho dúvidas que sim. Portanto, acredite, o seu liderado também fica muito motivado com isto.
2. As pessoas desistem de quem não é confiável
Uma pesquisa realizada em empresas americanas indica que a confiança no ambiente trabalho está em declínio. O estudo destacou cinco comportamentos dos líderes que destroem a confiança dos liderados:
• Agir de modo incoerente com o que diz
• Obter vantagens pessoais
• Sonegar informações
• Mentir ou contar meias-verdades
• Ter mentalidade fechada
3. As pessoas desistem de quem é incompetente
Pode o colaborador ter respeito por um chefe incompetente, que se impõe pela força em vez do exemplo? Vejamos o que nos diz a “lei do respeito”, extraída do livro As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança: “As pessoas seguem naturalmente os líderes que demonstram serem mais fortes que elas”. Um colaborador que, por exemplo, tem capacidade de liderança grau 7 não seguirá um líder que tem grau 4. Aprimore sua competência da liderança.
4. As pessoas desistem de quem é inseguro
É muito fácil identificar um líder inseguro. Basta verificar se ele está preparando alguém para sucedê-lo. Pessoas querem líderes que as estimulem a alçar vôos; anseiam por mentores que as auxiliem a desenvolver seu potencial.
Diante do que foi exposto neste artigo, nós, líderes, temos muito a refletir. Será que estamos fazendo nossos liderados sofrerem com nossas atitudes? Estamos realmente lhes proporcionando condições de trabalho? Ou será que nossos comportamentos os estão fazendo ir embora e levar consigo o conhecimento adquirido na empresa e os frutos do investimento em suas competências?
Sugiro que você peça à sua equipe um feedback sobre os quatro fatores que fazem as pessoas desistir de seus chefes. Descubra se você proporciona prazer ou sofrimento a aqueles que passam 8, 10 ou até 14 horas em sua companhia. “
Eu diria um pouco mais: será que não estamos desmotivando nossos colaboradores, com a postura que adotamos, nos preocupando excessivamente com fatos minúsculos e coisas sem sentido? Situação de perseguição imotivada a um funcionário somente por que ele se destaca nas conversas ou por que ele foi contundente em algum comentário contrário ao nosso, também é motivo de afastamento relacional, normalmente seguido de pedido de demissão.
O pior comentário que podemos ouvir, com relação a um chefe é:
- O senhor fulano é uma pessoa esforçada, pena que não consiga resolver as coisas!
Boa noite, bom descanso!
Eli dos Reis
- O senhor fulano é uma pessoa esforçada, pena que não consiga resolver as coisas!
Boa noite, bom descanso!
Eli dos Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário