Recentemente, visando discutirmos
com um pouco mais de profundidade a EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, foram propostas cinco
perguntas sobre o tema, pela tutora à distância Vivianne Teixeira De
Castro [TD], do curso de pós-graduação Latu-Sensu, PIGEAD Planejamento,
Implementação e Gestão da Educação à Distância, da Universidade Federal
Fluminense, visando colocarmos nosso pensamento a respeito.
Assim, vamos às respostas das
perguntas propostas:
1. O que é Educação a Distância?
Segundo MORAES
(1996, P.68), citado em Educação a
Distância Na Transição Paradigmática por E.G.Oliveira (Papirus Editora, 2006) diz, embora em outro
contexto, mas que se adapta como definição, a EAD é:
“É um
novo modelo de escola que derruba suas paredes, que salta além de seus muros,
revelando um aprendizado sem fronteiras, limites de idade, pré-requisitos
burocráticos, traduzindo uma nova relação de abertura com a comunidade e
reconhecendo a existência de novos espaços do conhecimento.
Uma
escola sem paredes, uma “escola expandida”, que cria novos espaços de
convivência e aprendizagem.”
Particularmente considero uma das definições mais
"adaptadas" à nossa atualidade a de Keegan (1991), onde o autor resume a Educação à Distância:
- separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;
- influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, organização dirigida etc.), que a diferencia da educação individual;
- utilização de meios técnicos de comunicação para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;
- previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante se beneficia de um diálogo e da possibilidade de iniciativas de dupla via;
- possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização.
(citado em http://www.virtual.epm.br/material/tis/enf/apostila.htm
, acessado em 19/10/2013, 11h15min).
2.
Como foi cunhado este termo?
Vários
são os autores que tem discorrido sobre o tema. Alguns citam os imigrantes
europeus que aqui chegaram para dizerem que a Educação à Distância no nosso
país iniciou-se com os estudos que eles faziam, sobre técnicas de plantio e
agropecuária. No contexto mundial seu início poderá ser ainda mais distante dos
nossos dias.
Segundo
citado no trabalho A EDUCAÇÃO À
DISTÂNCIA: HISTÓRIA, CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS de Jorge Fernando Hermida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cláudia Ramos de Souza Bonfim, Doutoranda
em Educação (UNICAMP) - Bolsista CAPES, citado em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art11_22e.pdf,
acessado em 19/10/2013, 11h35min, a definição de Educação à Distância:
“Do ponto de vista epistemológico, a
palavra Teleducação ou “Educação à Distância” vem do grego tele (longe, ao
longe), e pode ser conceituada como o processo de ensino-aprendizagem mediado
por tecnologias, onde professores e alunos ficam “separados” espacial e/ou
temporalmente. Pode envolver atividades presenciais e outros momentos de
“contatos” conjuntos, porém, conectados ou intermediados através de recursos
tecnológicos.”
3.
É Educação a Distância ou Ensino a Distância?
Como
Ensino, temos apenas uma forma mais simplista de transferência dos saberes,
onde está a figura do professor “transmitindo as informações e o conhecimento”
ficando o aluno apenas como receptor.
Já
na Educação à Distância o processo é mais completo, pois, temos a transmissão
do conhecimento e informações, as pesquisas, a interatividade
professor-tutor-aluno-tutor-professor, as atividades extraclasses, os trabalhos
em grupo, as apresentações via sistemas interativos universidade-polo-aluno,
entre os requisitos que fazem o aluno do EAD ser mais aprofundado em seus
estudos.
4.
O que é Educação On-line?
Entendo
que “Educação à Distância” enseja a educação no seu conceito mais acadêmico,
educacional. Aí nesse sentido, estará mais ligada às instituições de ensino
tradicional, mais ligado às Escolas particulares e/ou públicas e às Faculdades
e Universidades, também públicas ou privadas.
Assim
estas instituições no seu processo de educar à distância utilizam como uma de
suas ferramentas a educação on-line, que é complementada das formas e com os
instrumentos citados na pergunta 3, retro.
5. E
e-Learning?
Como já disse Educação à Distância, está
ligada às instituições de ensino mais tradicionais. Já o e.Learning é mais
presente nas organizações e empresas e tem um fim mais específico no público
interno e/ou ligado às mesmas.
Aqui convém citar o que pensa a Qualificando Educação e Tecnologia,
uma empresa que atua na área de T.I. há mais de 15 anos e é especialista no
assunto, segundo citação acessada em 19/10/2013, 13h41min, no endereço: http://www.qualificando.com.br/website/home/oportunidades-e-negocios/72-qual-o-significado-de-e-learning-.html
“Tecnicamente,
o e-Learning é o ensino realizado através de meios eletrônicos. É basicamente
um sistema hospedado no servidor da empresa que vai transmitir, através da
Internet ou Intranet, informações e instruções aos alunos visando agregar
conhecimento especifico. O sistema pode substituir total ou parcialmente, o que
é mais comum, o instrutor, na condução do processo de ensino. No e-Learning, as
etapas de ensino são pré-programadas, divididas em módulos e são utilizados
diversos recursos como o e-mail, textos e imagens digitalizadas, sala de
bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e
teleconferências, entre outras. O treinamento com o e-Learning pode ser montado
pela própria empresa ou por qualquer dos fornecedores desse tipo de solução já
existentes no mercado.”
Numa recente entrevista, Rosana
Martins, Gerente de Educação a Distância
do SENAC sobre o assunto, citado em http://uvaonline.uva.br/artigos-educacao-online-em-expansao.asp,
acessado em 19/10/2012, 13h31min, assim se pronunciou:
“O setor
empresarial se mostrou muito permeável a este tipo de investimentos,
principalmente à produção de conteúdos para educação. As iniciativas que
inicialmente estavam vinculadas ao treinamento de empregados por meio de
projetos provenientes da área de recursos humanos, atualmente, estão vinculadas
a projetos de e-Learning B2B e B2C.
Os
motivos que o mercado manifesta na hora de implantar esta metodologia no marco
de seus negócios são:
·
Agilizar
o lançamento de novos produtos
·
Reduzir
custos com treinamentos virtuais
·
Melhorar
a utilização de produtos já lançados
·
Aumentar
e agilizar a comunicação com seus sócios
·
Gerenciar
melhor os resultados
·
Aumentar
as vendas
·
Agilizar
o desenvolvimento de novos produtos
·
Aumentar
o grau de satisfação dos clientes”
A
discussão está lançada, os pensamentos desafiados.
Quanto
mais pensarmos a Educação à Distância, mais material e pesquisas teremos e as
abordagens, com certeza, se enriquecerão. A discussão não se extingue e o tema enseja
muita busca e aprofundamento no conhecimento.
Não
se acanhe, vamos à busca de aprofundamento.
Eli
dos Reis,
de Ribeirão
Preto
Nenhum comentário:
Postar um comentário