sábado, 19 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, o que é... mais detalhes sobre...




Recentemente, visando discutirmos com um pouco mais de profundidade a EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, foram propostas cinco perguntas sobre o tema, pela tutora à distância Vivianne Teixeira De Castro [TD], do curso de pós-graduação Latu-Sensu, PIGEAD Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância, da Universidade Federal Fluminense, visando colocarmos nosso pensamento a respeito.
Assim, vamos às respostas das perguntas propostas:

1. O que é Educação a Distância?
Segundo MORAES (1996, P.68), citado em Educação a Distância Na Transição Paradigmática por E.G.Oliveira (Papirus Editora, 2006) diz, embora em outro contexto, mas que se adapta como definição, a EAD é:

“É um novo modelo de escola que derruba suas paredes, que salta além de seus muros, revelando um aprendizado sem fronteiras, limites de idade, pré-requisitos burocráticos, traduzindo uma nova relação de abertura com a comunidade e reconhecendo a existência de novos espaços do conhecimento.

Uma escola sem paredes, uma “escola expandida”, que cria novos espaços de convivência e aprendizagem.”

Particularmente considero uma das definições mais "adaptadas" à nossa atualidade a de Keegan (1991), onde o autor resume a Educação à Distância: 


  • separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;
  •  influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, organização dirigida etc.), que a diferencia da educação individual;
  • utilização de meios técnicos de comunicação para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;
  • previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante se beneficia de um diálogo e da possibilidade de iniciativas de dupla via;
  • possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização.


(citado em http://www.virtual.epm.br/material/tis/enf/apostila.htm , acessado em 19/10/2013, 11h15min).

2. Como foi cunhado este termo?
Vários são os autores que tem discorrido sobre o tema. Alguns citam os imigrantes europeus que aqui chegaram para dizerem que a Educação à Distância no nosso país iniciou-se com os estudos que eles faziam, sobre técnicas de plantio e agropecuária. No contexto mundial seu início poderá ser ainda mais distante dos nossos dias.
Segundo citado no trabalho A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: HISTÓRIA, CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS de Jorge Fernando Hermida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cláudia Ramos de Souza Bonfim, Doutoranda em Educação (UNICAMP) - Bolsista CAPES, citado em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art11_22e.pdf, acessado em 19/10/2013, 11h35min, a definição de Educação à Distância: 

“Do ponto de vista epistemológico, a palavra Teleducação ou “Educação à Distância” vem do grego tele (longe, ao longe), e pode ser conceituada como o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, onde professores e alunos ficam “separados” espacial e/ou temporalmente. Pode envolver atividades presenciais e outros momentos de “contatos” conjuntos, porém, conectados ou intermediados através de recursos tecnológicos.”

3. É Educação a Distância ou Ensino a Distância?
Como Ensino, temos apenas uma forma mais simplista de transferência dos saberes, onde está a figura do professor “transmitindo as informações e o conhecimento” ficando o aluno apenas como receptor.
Já na Educação à Distância o processo é mais completo, pois, temos a transmissão do conhecimento e informações, as pesquisas, a interatividade professor-tutor-aluno-tutor-professor, as atividades extraclasses, os trabalhos em grupo, as apresentações via sistemas interativos universidade-polo-aluno, entre os requisitos que fazem o aluno do EAD ser mais aprofundado em seus estudos.

4. O que é Educação On-line?
Entendo que “Educação à Distância” enseja a educação no seu conceito mais acadêmico, educacional. Aí nesse sentido, estará mais ligada às instituições de ensino tradicional, mais ligado às Escolas particulares e/ou públicas e às Faculdades e Universidades, também públicas ou privadas.
Assim estas instituições no seu processo de educar à distância utilizam como uma de suas ferramentas a educação on-line, que é complementada das formas e com os instrumentos citados na pergunta 3, retro.

5. E e-Learning?
Como já disse Educação à Distância, está ligada às instituições de ensino mais tradicionais. Já o e.Learning é mais presente nas organizações e empresas e tem um fim mais específico no público interno e/ou ligado às mesmas.
Aqui convém citar o que pensa a Qualificando Educação e Tecnologia, uma empresa que atua na área de T.I. há mais de 15 anos e é especialista no assunto, segundo citação acessada em 19/10/2013, 13h41min, no endereço: http://www.qualificando.com.br/website/home/oportunidades-e-negocios/72-qual-o-significado-de-e-learning-.html
 
“Tecnicamente, o e-Learning é o ensino realizado através de meios eletrônicos. É basicamente um sistema hospedado no servidor da empresa que vai transmitir, através da Internet ou Intranet, informações e instruções aos alunos visando agregar conhecimento especifico. O sistema pode substituir total ou parcialmente, o que é mais comum, o instrutor, na condução do processo de ensino. No e-Learning, as etapas de ensino são pré-programadas, divididas em módulos e são utilizados diversos recursos como o e-mail, textos e imagens digitalizadas, sala de bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e teleconferências, entre outras. O treinamento com o e-Learning pode ser montado pela própria empresa ou por qualquer dos fornecedores desse tipo de solução já existentes no mercado.”

Numa recente entrevista, Rosana Martins, Gerente de Educação a Distância do SENAC sobre o assunto, citado em http://uvaonline.uva.br/artigos-educacao-online-em-expansao.asp, acessado em 19/10/2012, 13h31min, assim se pronunciou:

“O setor empresarial se mostrou muito permeável a este tipo de investimentos, principalmente à produção de conteúdos para educação. As iniciativas que inicialmente estavam vinculadas ao treinamento de empregados por meio de projetos provenientes da área de recursos humanos, atualmente, estão vinculadas a projetos de e-Learning B2B e B2C.

Os motivos que o mercado manifesta na hora de implantar esta metodologia no marco de seus negócios são:

·         Agilizar o lançamento de novos produtos

·         Reduzir custos com treinamentos virtuais

·         Melhorar a utilização de produtos já lançados

·         Aumentar e agilizar a comunicação com seus sócios

·         Gerenciar melhor os resultados

·         Aumentar as vendas

·         Agilizar o desenvolvimento de novos produtos

·         Aumentar o grau de satisfação dos clientes”

A discussão está lançada, os pensamentos desafiados.

Quanto mais pensarmos a Educação à Distância, mais material e pesquisas teremos e as abordagens, com certeza, se enriquecerão. A discussão não se extingue e o tema enseja muita busca e aprofundamento no conhecimento.

Não se acanhe, vamos à busca de aprofundamento.



Eli dos Reis,
de Ribeirão Preto


Nenhum comentário:

Postar um comentário