Na
atualidade nos estudos acadêmicos de uma forma geral os alunos são convidados e
incentivados a desenvolverem projetos e a elaborarem conceitos, utilizando-se
para tanto de inúmeras formas de pesquisas. Via de regra na realização de seus
textos cedem ao ímpeto de utilizarem materiais de outros autores sem o devido
cuidado de creditarem a estes as ideias e os materiais intelectuais que usaram
na composição de suas criações.
A
essa prática denomina-se plágio, e o uso deste artifício, faz incorrer aquele
que assim procede em crime de apropriação indébita, ou uso de direitos de
terceiros de forma ilegal.
Segundo
a cartilha “Nem tudo que parece é: entenda o que é Plágio”, de autoria da Comissão
de Avaliação de Casos de Autoria (biênio 2008-2010), do Departamento de
Comunicação Social - Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da
Universidade Federal Fluminense, disponível em http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf,
acessado
em 22/06/2013, 22h10min, o plágio está assim definido:
“O plágio acadêmico se configura
quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou
frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido
crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.”
Na
Educação a Distância não é diferente a preocupação dos educadores, em alguns
casos são até maiores, com as possibilidades de ocorrência destes fatos, uma
vez que os alunos ficam mais suscetíveis a estes episódios visto estarem ao
largo, um pouco distantes das vistas dos professores.
Vários
são os autores que discorrem sobre estas preocupações e diversos outros,
elaboram teorias sobre as formas de minimizarem essas ocorrências. Uma das
formas de se conseguir mais eficiência na sua redução é a conscientização e esclarecimento
das implicações relativas à sua pratica.
Autores há que acham que a melhor forma de evitá-los é
difundir-se o uso de códigos de ética e abordagem do assunto nos sites das
Universidades, como duas formas bastante eficientes. Sobre isso, vejamos o que
nos diz o Prof. Ms. Marcelo Krokoscz no artigo "PONDERAÇÕES E DICAS PARA
SE EVITAR O PLÁGIO", disponível no endereço: http://www.fecap.br/portal09/arquivos/ponderacoes_plagio.pdf,
acessado em 22/06/2013, 22h52min:
“Algumas propostas de enfrentamento
do plágio no meio acadêmico são: o emprego de esforços das instituições de
ensino na adoção de políticas relacionadas ao assunto, bem como a criação de
conteúdos e estratégias acadêmicas para a mitigação desse problema, tais como:
adoção de Códigos de Ética, apresentação de conteúdo relacionado ao plágio nas
home page das universidades brasileiras, integração do estudo sobre escrita
acadêmica e plágio em matéria específica da grade dos cursos superiores
(KROKOSCZ, 2011). Observação: o conhecimento sobre o assunto obtido nesse
estudo foi empregado na construção do website www.plagio.net.br”.
Como em tudo, também aqui a informação é o melhor caminho.
Assim a busca pela a redução destas incidências passa pelo esclarecimento, e
por extensão, pelo fornecimento de subsídios ao correto procedimento na
elaboração dos textos e na criação de material intelectual pelos alunos das
instituições de ensino superior.
Eli dos Reis,
de Ribeirão Preto.
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